top of page

Artigos

Artigos

Conferências

Conferências

Conferências

Projectos

ESTADIA_PARQUEDESAOPAIO.jpg
Parque Urbano de São Paio do Canidelo 

O Parque Urbano de São Paio, projetado pelo Arquitecto Sidónio Pardal, localiza-se na freguesia de Canidelo, no Município de Vila Nova de Gaia e abrange uma área de aproximadamente 8 ha.

Regeneração da frente Ribeirinha de Alcochete

A convite da Câmara Municipal de Alcochete, Sidónio Pardal cordenou a Regeneração da Frente Ribeirinha de Alcochete. Os trabalhos incidiram na frente urbana ribeirinha da vila, desde a Igreja Matriz até à Av. D. Manuel I e, juntamente com a construção de uma plataforma sobre o rio, culminaram na inauguração do "Passeio Tejo", a 13 de Abril de 2014. O programa pautou-se por uma intervenção de regeneração urbana com a ampliação e optimização do espaço público e pedonal.

Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria

Em 2012, no âmbito da requalificação da frente ribeirinha da zona sul do concelho, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira convida Sidónio Pardal a desenvolver o projecto do Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria numa extensão de cerca de 6 ha, considerando a remodelação do Bairro dos Avieiros, a recuperação do Cais Setecentista e o estabelecimento de um percurso ribeirinho nesta margem do Rio Tejo.

Parque Urbano de Ovar

O Parque Urbano de Ovar, inaugurado em 2013, abrange uma área com cerca de 7,5 ha de terrenos situados ao longo do vale do Rio Cáster e adjacentes ao núcleo histórico da cidade. Este Parque nasceu da necessidade de valorização deste espaço e da estabilização das margens do Rio o qual, num período de retorno de 50 anos, registava aqui cheias à cota de 10,5m. Ora o alargamento do leito de cheia, e a limpeza, estabilização e regularização das margens do Rio foram premissas de projecto,

Parque da Cidade do Porto

Em 1982, a convite da Câmara Municipal do Porto, inicia os trabalhos de concepção do Parque da Cidade do Porto. Este trabalho, desenvolvido no âmbito da Universidade Técnica de Lisboa, permitiu um aprofundamento dos estudos sobre a História da Arquitectura Paisagista em geral e sobre os Parques Urbanos em particular. O projecto foi acompanhado de estudos sobre a História da Arquitectura Paisagista, com destaque para a Escola Paisagista Inglesa, a obra de Pückler na Alemanha, a obra de Olmsted e a de Jens Jensen nos EUA, entre outros. O projecto foi objecto de uma exposição, com publicação de catálogo, na Casa do Infante, em Março de 1984. Em 2003, a revista do Expresso, n.º 1575, de 4 de Janeiro, distinguiu o Parque da Cidade como um dos "30 Motivos de Orgulho Português" e a Ordem dos Engenheiros, em 2001, seleccionou o Parque da Cidade do Porto como uma das 100 Obras do Século XX, em Portugal.

Parque de Almada

Em 1979, coordenou no CESUR a elaboração do Plano Geral do Parque Urbano de Almada, o qual foi apresentado em 1980, em Londres, no encontro sobre The Future of London Parks, Symposium and Exhibition. Desde então tem acompanhado o processo de gestão e execução da obra deste parque, o qual é actualmente uma referência a nível internacional, merecendo destaque no n.º 12/2000 da revista da especialidade Lanosidade Arquitectura, da Americana Soviete o Lanosidade Architects, com o título To the Portuguese the tradition of great nineteenth-century parks is alive in Portugal.

Parque Oriental

Por solicitação da Câmara Municipal do Porto, coordena o projecto do Parque Oriental, cuja primeira fase, com uma extensão de aproximadamente 10 hectares, localizada no extremo norte do vale do Rio Tinto, se encontra concluída, tendo sido inaugurada no dia 7 de Junho de 2010. A segunda fase do parque, com uma superfície de cerca de 40 hectares, está actualmente em curso.

Passeio Marítimo de Oeiras

Em 2005, por solicitação da Câmara Municipal de Oeiras, coordenou no âmbito do GAPTEC/Universidade Técnica de Lisboa o projecto de execução da frente atlântica das Fontaínhas, entre o Forte de São João das Maias e a Praia de Paço de Arcos. A obra encontra-se concluída, tendo sido inaugurada no dia 21 de Março de 2009 (ler mais).

Estudos Conceptuais Bragança

Em 2010, por solicitação da Câmara Municipal de Bragança, coordenou no âmbito do GAPTEC/Universidade Técnica de Lisboa os estudos conceptuais do Parque Urbano do Rio Fervença, da Valorização Paisagística do Monte de São Bartolomeu e da Valorização Paisagística e Silvícola do Seixo. Estes trabalhos foram objecto de uma apresentação e exposição pública em Fevereiro de 2011.

Requalificação da Marginal da Fábrica de Cacela

Em 2007, por solicitação da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, desenvolveu uma intervenção nos espaços exteriores da praceta sobre a praia da Ria Formosa no sítio da Fábrica de Cacela.

Parque Urbano do Rio Ul

Em 2001, por solicitação da Câmara Municipal de São João da Madeira, coordenou um trabalho de investigação aplicada para a regularização e ordenamento do vale do Rio Ul, criando um parque dentro do perímetro urbano da cidade.

Parque Urbano da Póvoa do Varzim

Desde 1997, por solicitação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, coordena um trabalho de investigação aplicada à criação de um parque urbano e de um complexo desportivo para a expansão da parte norte da cidade. A zona nascente do parque urbano (correspondente à 2.ª fase do plano inicial), com cerca de 30 hectares, encontra-se concluída e foi inaugurada no dia 27 de Junho de 2009. A zona poente do parque (3.ª fase) está em curso, tendo sido já concluída a fase de projecto.

Estádio Municipal da Póvoa do Varzim

O Estádio Municipal da Póvoa de Varzim, inaugurado em 2003, correspondeu à 1.ª fase definida no zonamento do plano inicial. Este trabalho realizou-se em colaboração com o Arq. Victor Mogadouro, autor dos projectos dos edifícios.

Parque Florestal de Santa Justa

Em 1993 a Câmara Municipal de Valongo lança o desafio da recuperação e salvaguarda da Serra de Santa Justa e Monte Alto, em resposta à necessidade de se criar um sistema de parques florestais na AMP. Este ecossistema florestal em regeneração natural integra uma rede de infraestruturas, percursos e outros apoios a actividades de lazer.

Em 1985, desenvolve o Projecto dos Espaços Exteriores da Universidade do Minho, Núcleo de Guimarães, I fase, após ter realizado a Concepção do Ordenamento Geral do Campus da Universidade do Minho, Núcleo de Guimarães, em colaboração com o Arq. Bartolomeu Costa Cabral.

Universidade do Minho - Polo de Guimarães

Este projecto integrou-se nos trabalhos de recuperação do centro de Cascais que foi afectado pelas cheias de 1984 (ler mais). A inauguração da obra integrou uma exposição de pintura sobre costaneiras de mármore da autoria do Arq. Luís Noronha da Costa. Em 1989, Patrick Bowe, no seu livro Gardens of Portugal, referiu ”the public gardens – Jardim do Entroncamento (1981) and Jardim Visconde da Luz (1984) – at Cascais, both designed by landscape architect Sidónio Costa Pardal – continue the progressive, modernist tradition”.

Jardim Visconde da Luz
bottom of page